Melhoria do transporte urbano coletivo é prioridade em Itabuna
Visando atender a determinação do prefeito Claudivane Leite de promover urgentes melhorias no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) está finalizando um extenso relatório apontando os principais problemas que atualmente fazem do serviço prestado pelas empresas que o exploram um dos piores sistemas entre os municípios baianos.
Para desenvolver o relatório, técnicos e fiscais da Diretoria de Transportes da Settran realizaram no final de semana passada uma minuciosa vistoria da frota das duas empresas que operam o sistema. Dentre os itens observados constatou-se diversas irregularidades em relação ao estado de conservação e vida útil dos veículos, a exemplo de equipamentos de segurança defeituosos, inexistência de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), bem como emplacamento feito em outros municípios ou mesmo em outros estados da federação.
O diretor de Transportes da Settran, Tomaz Fernandes de Sousa, adiantou que os resultados preliminares do diagnóstico apontam para o sucateamento da frota do transporte coletivo urbano de Itabuna. “Veículos com assentos e vidros quebrados, pisca alertas, freios e limpadores de pára-brisa defeituosos, falta de cinto de segurança para motoristas. Enfim, um péssimo estado de conservação e de higiene, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos passageiros, motoristas e cobradores”, afirmou.
Tomaz disse que foi possível constatar que em 90% dos veículos adaptados com elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida o equipamento não funciona. Outro agravante observado, de acordo com o diretor de Transportes, é a inexistência dos carros reservas. Ele explica que é obrigatória às empresas a manutenção do percentual de 5% da frota com veículos sobresselentes.
“Os ônibus reservas que nos foram apresentados estavam todos
A Lei municipal que regulamenta o sistema estabelece o prazo de cinco anos de utilidade para os ônibus. Entretanto, destaca Tomaz, em uma determinada empresa 60% dos carros são de 2001 e apenas 10 veículos foram fabricados em 2010. Na outra empresa, os ônibus foram fabricados nos anos de 2003 e 2009.
Intervenção no Sistema - Com base no diagnóstico situacional e nas ocorrências notificadas pela equipe de fiscais da Diretoria de Transportes, a Settran está realizando estudos técnicos que orientarão o projeto de intervenção no sistema, cujo teor deverá ser apresentado ao prefeito Vane e aos empresários do setor nos próximos dias. Segundo adiantou Tomaz Sousa, dentre as propostas deverá ser solicitada a renovação de 70% da frota, bem como a reestruturação das linhas urbanas.